3 de outubro de 2012

II Congresso da Psianimal - Medicina do Comportamento e do Bem-estar Animal

Tal como no ano passado, estiveram presentes no congresso nacional da PsiAnimal, 2 responsáveis do Projecto Animais de Barcelos. Durante dois dias, 22  e 23 de Setembro, na Universidade Lusófona de Lisboa, aprendemos imenso sobre comportamento e bem-estar. Estiveram presentes 2 especialistas mundiais, Sarah Heath (gatos) do Reino Unido e Tiny de Keuster (agressividade canina) da Bélgica. Foi um fim de semana intenso de muita informação e partilha e de onde trouxemos ideias e informações que nos vão permitir ajudar mais e melhor os animais e os donos. Partilharemos em breve algumas ideias :)

 

No último dia foi realizada uma Mesa Redonda subordinada ao tema "Programa de prevenção da mordedura canina". Após várias notícias relacionadas com ataques de cães de raças potencialmente perigosas, a realização deste debate teve como objectivo a reflexão e discussão da situação actual em Portugal, bem como, a implementação de medidas para evitar estes acidentes, destacando-se a educação da população. O objectivo é perceber as causas para se poderem prevenir e evitar os danos causados pelas dentadas caninas.
A mesa redonda dividiu-se em dois momentos. Primeiramente, pretendeu-se partilhar os diferentes pontos de vista de diversos profissionais que lidam directamente com este problema, seja com os cães, donos ou vítimas. Num segundo momento a discussão foi alargada à audiência, onde com a ajuda de profissionais com  diferentes experiências se delinearam medidas para se prevenirem estes acidentes.
Felicitamos a Psianimal, na pessoa do seu presidente, Gonçalo da Graça Pereira, pela organização deste congresso e aguardamos ansiosamente o do próximo ano que será o congresso mundial.

Sem comentários: