30 de julho de 2012

5 gatinhas a precisar de dono

As gatinhas que recolhemos no dia da nossa última Cãominhada (post aqui) estão a crescer e ainda não têm interessados. São a Tartaruga:
A Tricolor:
A Preta:
A Siamesa:
E a Laranja:
 
 
Partilhem por favor. São hiper meigas e merecem uma casinha.

29 de julho de 2012

Maria Catarina podenguinha a precisar de dono


Lembram-se da última podenguinha que salvamos com sarna (post inicial aqui)? Ela está completamente curada da sarna e é um doce. Tem um olhar tão meigo que de facto é difícil resistir. Vejam lá se não é linda:

E um beijinho na voluntária Kika:


Agora só falta mesmo um dono que trate esta princesa como merece. Ela está à espera :)

E o teu olhar era de adeus

Publicamos hoje a crónica da Ana Bacalhau (vocalista dos Deolinda) publicada na revista do DN dia 22 de Julho do corrente. Está fantástica! Obrigada Ana.

Tou Chih-kang é um fotógrafo chinês que capta os últimos minutos de vida dos cães condenados à morte, no Abrigo Animal de Taoyuan, com o intuito de fazer uma exposição que alerte para o sofrimento dos animais abandonados. As imagens são violentas para qualquer ser humano que dê valor à vida, seja ela de que espécie animal ou vegetal for. Poder-se-á dizer da exposição que explora a imagem de animais em claro sofrimento. Mas também se poderá dizer que o choque que as imagens possam causar levará a que alguns finalmente percebam que os animais das outras espécies sentem e que, ao contrário do que diz a nossa vetusta legislação, não são coisas ou propriedade, mas sim vidas que devem ser respeitadas.  
Haverá muita gente incomodada por saber que tal exposição vai existir. Algumas pessoas por empatia com o sofrimento destes animais, outras porque não querem ser confrontadas com o sofrimento que se inflige a um animal quando é abandonado à sua sorte e à sua morte. Mas o que me motiva a escrever hoje não é aquilo que fere a sensibilidade de alguns seres humanos. O que me motiva a escrever são os cães e gatos e outros animais de estimação que são abandonados por quem não estima saber o significado de certos gestos, encarando-os de forma leviana. Porventura o valor da estimação varia tanto de pessoa para pessoa, que algumas pensam que estimar um animal é achá-lo giríssimo enquanto ele é bebé e achar uma chatice quando ele cresce, ou quando parte alguma coisa, ou quando adoece, ou quando deixa pêlos no sofá e baba nos sapatos que tanto estimávamos.  
Se calhar é a palavra «estimação» que está a induzir alguém em erro. Talvez fosse melhor que se substituísse a expressão «animal de estimação» pela expressão «animal de família». Quando se resolve trazer um animal para a nossa casa, está-se a estabelecer um vínculo emocional com esse mesmo animal que o torna membro da nossa família. Para além dos laços emocionais que são criados, há ainda a responsabilidade assumida perante o animal, perante toda a família e perante a sociedade. Adoptar um animal é, portanto, algo que deve ser muito bem pensado e cuja decisão nunca, em circunstância alguma, deverá ser tomada de ânimo leve. Porque desistir, depois de adoptado o animal, não é uma opção. Desistir de um animal é falhar em toda a linha enquanto pessoa. É dizer perante os pais, os filhos, os amigos, a sociedade e o animal que acolhemos que não somos responsáveis pelas nossas decisões. Que não somos capazes de estabelecer laços emocionais. Ou que somos tão desumanos que conseguimos destruir qualquer laço emocional criado com uma displicência sórdida. E assim, deitamos gatos pelas janelas dos carros fora, deixamos cães à solta no meio da auto-estrada, largamo-los na rua e fugimos, porque sabemos bem a dimensão do que estamos a fazer.  
É essa dimensão que é retratada na exposição de Tou Chih-kang. A dimensão da estupidez humana nos olhos daqueles cães que caminham para uma morte certa e que nos olham, uma última vez, numa última súplica para que lhes dêmos afinal a única coisa que sempre nos pediram e que alguém falhou em dar-lhes. Ao invés, damos-lhes o oposto. Damos-lhes o vazio, o abandono, a morte. Não seremos capazes de mais, enquanto espécie humana? Só um bocadinho mais. Já nem se pede amor, que parece estar tão em falta até mesmo entre os seres desta espécie. Respeito já era suficiente. Vergonha na cara também.

27 de julho de 2012

Cães acorrentados


Partilhamos hoje um texto publicado no Facebook do Hospital Veterinário Principal (Lisboa) com o qual concordamos inteiramente:
Um cão acorrentado não protege a casa, não se pode proteger do calor ou do frio, não pode brincar com o dono, não pode ter uma vida normal. É prisioneiro toda a vida, por vezes com correntes tão pesadas que mal as pode mexer ou tão curtas que fica imobilizado. Pode enforcar-se ao dar voltas sobre si mesmo e ficar com o pescoço em ferida de coleiras usadas anos sem fim. Viver assim não é viver. Vamos todos sensibilizar o próximo para este flagelo.

26 de julho de 2012

Mais 2 animais recolhidos em péssimo estado

Actualização 29/07: Os nossos pequenos estão a melhorar :) Tivemos um donativo de ração da LPDA e conseguimos uma ração melhorzinha para as próximas 2 semanas para estes 2 pequenos. Tivemos também um donativo de 40€ para ajudar na cirurgia da hérnia. Obrigada E.C. pela ajuda e apoio constante! Quando tivermos mais novidades e fotos actualizaremos este post.

No passado domingo recebemos um pedido de ajuda. Uma srª não conseguiu ficar indiferente a dois animais num estado lastimável na berma da estrada em Remelhe. São dois animais de porte pequeno, adultos, um macho (com 5.70 kg) e uma fêmea (com 6.10 kg), e que estavam num estado indescritível, cheios de fome, de sede e que quase não se conseguiam movimentar devido ao estado em que estavam. Ambos tinham uma crosta sobre a pele de pelo, lixo e bicharada, quase uma carapaça. Foram precisas quase 6 horas para conseguir remover tanta porcaria. Por baixo da crosta tinham imensas praganas espetadas na pele e já por baixo da pele, com buracos enormes a drenar pus. Retiramos as que conseguimos mas vão continuar a sair por uns meses, tanta é a quantidade. Vão ter de fazer antibiótico por uns tempos. A fêmea, para além de tudo o resto, tem uma hérnia brutal que precisa de ser operada com urgência. Temos já um orçamento de cerca de 100€ para esta cirurgia. Gostaríamos também de comprar ou receber como donativo uma ração de boa qualidade para que possam recuperar. Precisamos de ajuda para conseguir ajudar estes pequenotes que certamente não fizeram mal nenhum para serem abandonados à sua sorte. Quando o pelo crescer novamente ficarão lindíssimos!
A pessoa que nos pediu ajuda acolhe estes dois desgraçados enquanto são tratados e procuramos um dono para eles. Preferencialmente serão adoptados em conjunto porque pela forma de proceder não vivem um sem o outro. A lealdade animal é assim...
Se puder ajudar-nos a ajudar estes dois pequenotes, por favor envie um email para animais.barcelos@gmail.com.
As imagens antes de serem tratados do macho:
 A fêmea:
E depois da tosquia radical necessária para remover o lixo que os cobria, o macho:
 E a fêmea:

25 de julho de 2012

Cão desaparecido na zona da Lama


O animal da imagem desapareceu de casa dos donos no dia 21 de Julho entre as freguesias de Lama, Oliveira, Galegos S. Martinho e S. Romão da Ucha. Tem pelo médio amarelo e branco e tinha uma coleira azul na altura do desaparecimento. Se vir este animal entre em contacto connosco ou com a dona através dos números 962528188 ou 933459535.

23 de julho de 2012

Xico, encontrado em Vila Frescaínha S. Martinho


Actualização 29/07: O nosso Xico é um doce e já está perfeitamente integrado :) Acho que se as pessoas soubessem o gratificante que é ajudar um animal sénior, não haveria animais séniores para adopção! Aqui ficam mais umas fotos do doce e carinhoso Xiquinho :)

Post inicial

O cão da imagem foi encontrado em Vila Frescaínha São Martinho. Estava por trás de um prédio, junto a um rego com água ao lado de um campo. No rego encontramos um cão afogado que não sabemos como foi ali parar e este pequeno estava perto, abrigado do calor, mas de vez em quando ia espreitar o animal morto... Se o reconhecer entre em contacto connosco. É de porte pequeno, adulto e não tinha coleira quando foi encontrado. Se não for reclamado nos próximos dias será disponibilizado para adopção.

22 de julho de 2012

Gatinhos para dar com urgência


Estamos cheios de gatinhos bebés e as famílias de acolhimento estão a terminar. Precisamos com urgência de donos ou novas famílias de acolhimento para os nossos bebés. Se puder ajudar entre em contacto connosco. Partilhem muito!


18 de julho de 2012

Feira do Associativismo Juvenil


Estamos desde ontem a participar na Feira do Associativismo Juvenil. Podem visitar este evento até domingo das 18H ás 24H na Avenida da Liberdade. No nosso stand poderão conhecer melhor o nosso trabalho, inscrever-se como sócio ou voluntário e comprar alguns produtos para nos ajudar a continuar a ajudar os animais. Temos vários produtos artesanais, produzidos por voluntários da nossa causa. Entre cão-potas deliciosas de vários sabores até galos de Barcelos com uma decoração completamente diferente do habitual, divertidos e fashion, poderão de várias formas ajudar-nos a continuar o nosso trabalho. Os galos poderão ser personalizados ao seu gosto :) Apareça e faça parte da espécie que ajuda!

13 de julho de 2012

Mais 2 cachorrinhos a precisar de dono

Actualização 22/07: Já temos estas bebés connosco porque iam mandar abatê-las. São lindíssimas e foram baptizadas de Pipoca (a branca) e Avelã (a castanha). São lindíssimas, têm 2.5 meses (nasceram a 8 de Maio) e vão ser de porte grande. Vejam lá se não são qualquer coisa de assombroso:

Post inicial:
Recebemos um pedido de ajuda para encontrar rapidamente um dono ou uma FAT para os dois bebés das imagens em anexo. A branca é fêmea. O outro ainda não sabemos. Também não sabemos o tamanho aproximado final mas assim que tivermos essa informação actualizaremos o post.

4 de julho de 2012

Tourino, cão a viver na rua ADOPTADO :)))

Actualização 06/08: Adoptado por uma vizinha :)))

Este pequeno vive na rua há imenso tempo e é alimentado por uma voluntária. É um cão super meigo, muito inteligente e carinhoso. É de porte médio (cerca de 10 kg) e é jovem. Precisa com urgência de uma FAT ou preferencialmente um dono. Se puder ajudar o Tourino entre em contacto connosco.


1 de julho de 2012

Novo apelo dos nossos animais

Aqui está o nosso apelo mais recente. Por favor partilhem e ajudem-nos a ajudá-los!



Mais 2 bebés recolhidos no mato em mísero estado ADOPTADOS :))))))))))))

Actualização 26/08: Estes 2 bebés lindíssimos já seguiram para as suas casas novas. Felicidades Lobinho e Lobinha. Vamos ter imensas saudades vossas mas sabemos que estão bem e felizes!

Actualização 04/07: Os bebés estão muito bem e são uns doces, super carinhosos e meiguinhos. São também muito sociáveis e brincalhões como qualquer bebé. Aqui ficam umas fotos novas deles.

 
 
 

Post inicial:
Hoje no meio dos vários telefonemas que recebemos a pedir para recolhermos animais, como acontece todos os dias, recebemos a informação de 2 bebés abandonados numa zona de monte, em Remelhe, em péssimo estado. Apesar de não termos meios para ajudar mais animais, apesar de as adopções estarem estagnadas, não conseguimos ignorar 2 bebés em risco. Fomos até ao local e conseguimos resgatar ambos os bebés, um macho e uma fêmea, com cerca de 4 meses de idade, que aparentam ter um antepassado de husky e que aparentam vir a ficar de porte médio. Estavam subnutridos, carregados de parasitas, extremamente assustados mas sabemos que com um bocadinho de paciência, muito amor e carinho, num instante se irão transformar em dois cachorrinhos alegres e brincalhões. Assim que estiverem melhores actualizaremos as fotos. Precisamos de donos para estas duas belezuras!